PL/SQL



O Curso tem como objetivo capacitar o aluno para atuar como profissional na plataforma Oracle, dominando a Linguagem PL/SQL necessário ao desenvolvimento de aplicações de banco de dados. Também são abordados práticas de Data Warehouse e DataMining, além de OLAP e vasta programação PLSQL, desenvolvendo em aula projetos baseados em estudos de caso de aplicações Oracle.

Últimas do Blog

Algumas aulas serão publicadas como exemplo.

Introdução à Linguagem PL/SQL - Parte 1 (Introdução)

O Oracle é um SGBD (sistema gerenciador de banco de dados) que surgiu no fim dos anos 70. Além da base de dados, a Oracle desenvolve uma suíte de desenvolvimento chamada de Oracle Developer Suite, utilizada na construção de programas de computador que interagem com a sua base de dados. A Oracle também criou a linguagem de programação PL/SQL, utilizada no processamento de transações.

Leia Mais

Introdução à Linguagem PL/SQL - Parte 2 (Triggers)

A TRIGGER (ou gatilho) define uma ação que o banco de dados leva quando um evento relacionado ocorre. Normalmente, a trigger é executada quando uma inserção, atualização ou exclusão de ação para uma tabela ocorre. Triggers podem ser executados ou imediatamente antes ou após uma inserção, atualização ou exclusão evento. É muito utilizada para ajudar a manter a consistência dos dados ou para propagar alterações em um determinado dado de uma tabela para outras.

Leia Mais

Introdução à Linguagem PL/SQL - Parte 3 (Procedure)

Stored Procedures consiste em uma sub-rotina, trata-se de uma seqüência de instruções do programa que executam uma tarefa específica, embalados como uma unidade. Esta unidade pode então ser utilizada em programas de onde quer que determinada tarefa deve ser realizada.

Leia Mais

Introdução à Linguagem PL/SQL - Parte 4 (Cursores)

Uma definição PL / SQL chamado de cursor permite nomear uma área de registros e acessar suas informações armazenadas. Existem dois tipos de cursores: implícitos e explícitos. PL / SQL declara implicitamente um cursor para todas as instruções SQL de manipulação de dados, incluindo consultas que retornam apenas uma linha.

Leia Mais