SCRUM



No curso de Scrum o aluno aprenderá técnicas de Gerenciamento e atuação ágil em projetos de desenvolvimento de sistemas. Diferente do modelo em cascata extremamente burocrático, que se caracteriza por suas fases totalmente dependentes uma da outra, ou seja, uma fase só começa depois que a anterior é finalizada. O Scrum se trata de uma metodologia com foco na gestão ágil de projetos que foi elaborado para desburocratizar o processo de desenvolvimento e focar no resultado final esperado pelo usuário.

Últimas do Blog

Algumas aulas serão publicadas como exemplo.

Ciclo de desenvolvimento da Sprint

O Sprint se integra ao método Scrum como uma forma de facilitar a divisão de um projeto em etapas ao longo do tempo. Com reuniões diárias, definição de metas e um bom fluxo de trabalho, o time de desenvolvimento pode criar um software diferente com a agilidade necessária para os tempos modernos.

Abra o PDF

Papel do Product Owner no Scrum

Do mesmo nível de responsabilidade do ScrumMaster, a função do Product Owner é mais importante no que tange o projeto, uma vez que se tem (ou se deve ter) a autoridade total para gerência. Assim, esse papel requer algumas qualidades e responsabilidades específicas para tornar o projeto em andamento um caso de sucesso.

Abra o PDF

Funções e deveres do Scrum Master

A função do Scrum Master assemelha-se ao de um professor e orientador, pois deve se certificar de que todos os envolvidos no projeto conheçam os princípios da metodologia, para que possam seguir o que ela define. Isso faz do Scrum Master seja o protetor da metodologia ágil.

Abra o PDF

Daily Scrum os 15 Minutos Essenciais no Scrum

A Daily Scrum é uma das principais cerimônias do Scrum, é onde a equipe demonstra, diariamente, seu comprometimento com o andamento da Sprint e pode alterar seu planejamento para atingir a meta da mesma, além de manter a transparência dentro da equipe e o foco no entregável, um dos principais conceitos do Scrum.

Abra o PDF

Guia Rápido para Certificação em Scrum

Um guia rápido para você que quer tirar sua primeira certificação.

Abra o PDF

O que o Scrum faz é alterar o modo como você pensa sobre o tempo.

Depois de fazer parte de alguns Sprints e reuniões diárias, você para de ver o tempo como uma flecha linear atirada para o futuro, e começa a vê-lo como algo fundamentalmente cíclico. Cada Sprint é uma oportunidade de fazer algo totalmente novo; a cada dia, uma chance de se aprimorar. O Scrum encoraja uma visão holística do mundo. A pessoa que se compromete com isso passará a valorizar cada momento como um ciclo recorrente de fôlego e de vida.

Abra o PDF

Importância das reuniões diarias

Na metodologia Scrum as reuniões são de suma importância para determinar o rumo que o projeto está tomando. Nesse artigo você saberá os motivos e utilidade da Daily Scrum, onde a disciplina e ponualidade devem estar sempre presente para um bom desenvolvimento do projeto.

Abra o PDF

Introdução à Metodologia Scrum

Scrum possui seu foco no gerenciamento e projeto da organização onde é difícil planejar à frente. Mecanismos do Controle de Processo Empírico, onde ciclos de feedback constituem o núcleo da técnica de gerenciamento que são usadas em oposição ao tradicional gerenciamento de comando e controle. É uma forma de planejar e gerenciar projetos trazendo a autoridade da tomada de decisão a níveis de propriedade de operação e certeza.

Abra o PDF