SQL



O objetivo é ensinar rotinas diárias empresariais no banco de dados Oracle e preparar o aluno para trabalhar realizando todas as tarefas de pesquisa, convertendo seu trabalho de planilhas do Excel em tabelas Oracle e reproduzindo queries (consultas) complexas do dia a dia em codigo SQL. Resolução e melhor visualização dos DADOS com consultas Analíticas e Consultas OLAP, bem como resolução dos Problemas em Big Querys feitas com Consultas Analíticas. O aluno terá base para realizar o módulo preparatório de certificação Oracle SqlAdvanced preparatório para Prova OCA.

Últimas do Blog

Algumas aulas serão publicadas como exemplo.

Preparando uma Trigger para sua Tabela

O termo trigger define uma estrutura do banco de dados que funciona, como o nome sugere, como uma função que é disparada mediante alguma ação. Geralmente essas ações que disparam os triggers são alterações nas tabelas por meio de operações de inserção, exclusão e atualização de dados (insert, delete e update). Um gatilho está intimamente relacionado a uma tabela, sempre que uma dessas ações é efetuada sobre essa tabela, é possível dispará-lo para executar alguma tarefa.

Leia Mais

Percorrendo o Banco de Dados com Cursor

Um cursor de banco de dados é uma estrutura de controle que permite percorrer sobre os registros em um banco de dados. Os cursores facilitam o processamento subsequente em conjunto com o percorrimento, tal como recuperação, adição e remoção de registros de banco de dados. A característica de percorrimento do cursor de banco de dados faz os cursores semelhantes ao conceito iterador de linguagens de programação.

Leia Mais

Index e Exportação de arquivo em Json

Nessa Aula iremos demonstrar como Criar um Index, um recurso do Banco de Dados que possibilita que uma consulta seja retornada com uma maior rapidez, entre outras palavras, índices são estruturas opcionais adicionadas ao(s) campo(s) de uma tabela, com o objetivo de agilizar a procura dos dados numa tabela que satisfaça a uma determinada condição. E usaremos uma Procedure para exportar arquivos em JSON (JavaScript Object Notation) que é um modelo para armazenamento e transmissão de informações no formato texto.

Leia Mais

Comandos básicos do Oracle SQL

Nessa primeira Aula iremos nos familiarizar com os comandos básicos do SQL, como se conectar ao banco, visualizar qual usuário está sendo usado, como trocar de usuário, criar um usuário e como criar tabelas.

Leia Mais

Tipo de dados no MySQL

Nesse artigo iremos mostrar os tipos de dados no MySQL suas diferenças, organização e peculiaridades. Vamos conhecer na sequência os tipos de dados e para que você possa escolher a melhor opção em suas tabelas para modelar seu banco.

Leia Mais

Modelagem de Dados Insert / Select

Nessa Aula de Modelagem de Dados vamos criar uma tabela, aprender inclusão de valores no banco de dados e para recuperação de dados iremos utilizar comandos de consulta, aprenderemos os tipos de consultas e como utilizalas.

Abra o PDF

Modelagem de Dados Selects / Joins / View / Data

Nessa Aula de Modelagem de Dados vamos nos aprofundar um pouco mais nas consultas, criando Uma View para unir duas tabelas facilitando assim as consultas realizadas e fazendo consultas com joins para visualizar resultados em duas ou mais tabelas.

Abra o PDF

Exportar CSV

Nesse artigo sobre Modelagem de Dados vamos exportar os dados de uma tabela para um arquivo csv é um metodo muito simple e utíl.

Abra o PDF

Normalização, 1ª Forma, Backup com Trigger

Nessa Aula de Modelagem de Dados vamos aprender o conceito de normalização e utilizar a 1ª Forma Normal para evitar campos muiltivalorados alem de criar uma rotina de backup, aprender a criar e executar uma Trigger executada sempre que um evento associado ocorrer.

Abra o PDF

Cardinalidade

Em modelagem de dados a cardinalidade é um dos princípios fundamentais sobre relacionamento de um banco de dados relacional. Nela são definidos o graus de relação entre duas entidades ou tabelas. Nessa aula vamos aprender a utilizar e como fazer a relação entre as tabelas no MySQL.

Abra o PDF

Autorelacionamento / Truncate

Nessa aula de Modelagem de Dados vamos aprender técnicas de auto relacionamento de tabelas e a utilizar o comando Truncate que remove todas as linhas de uma tabela sem registrar as exclusões de linhas individuais.

Abra o PDF

2ª e 3ª Forma Normal / Exporta CSV

Nessa aula de Modelagem de Dados iremos continuar aprendendo sobre normalização. Vamos abordar a 2ª e 3ª Forma Normal e aplicar as suas regras na prática alem de utilizar novamente a exportação para csv.

Abra o PDF